baú do policiário


Policiário é o termo usado para descrever uma atividade desportiva de caráter analítico de textos ou de imagens, que tem sido praticada por vários portugueses desde há cerca de 100 anos. 

Se inicialmente se usava a palavra policial, na verdade, "Sete de Espadas", e outros policiaristas que divulgaram a atividade por jornais e revistas, fizeram com que o termo policiário se fixasse no léxico, 

Pode recuar-se até 1935, quando Fernando pessoa usa a palavra, para justificar de modo mais erudito o seu uso, em detrimento de policial.

“Hesitava entre se deveria começar por um livro de versos grande – um livro de umas 350 páginas –, englobando as várias sub-personalidades de Fernando Pessoa ele mesmo, ou se deveria abrir com uma novela policiária, que ainda não consegui completar.”

Esta é uma página de memória. nela se colocarão os títulos muito problemas colocados, as diversas secções, os vencedores, e as publicações dos problemas policiários e de literatura policiária

Será feito o recurso da coleção pessoal e de outras informações que a internet permite ir recolhendo.

Erros? haverá muitos, mas sempre que forem detetados serão corrigidos.  Todas as incorreções detetadas e os acrescentos que pretendam surgir, podem ser enviados para o endereço de e-mail que consta na margem direita.

Esta é uma página de homenagem e de recolha de factos associados ao policiário e não pretende ser mais nada do que isso.